sexta-feira, 18 de novembro de 2016

E SE TODOS FOSSEM IGUAIS?


Caio Souza Matos

Hoje acordei cedo e logo fui caminhar
Andando pelo sertão me pus a pensar:
Afinal, o que é a justiça que tanto ouço falar
No radio, na tv ou na mesa de um bar?

Sai por ai perguntando, procurando de canto em canto:
O que é justiça para o senhor, me responda sem espanto?
O silencio dominava, só se ouvia a passarada.
Ninguém dizia, ninguém falava, mas todo mundo pensava...
O que será essa Justiça por tantos procurada?

“IGUALDADE!!!!” gritou o velho que estava no canto do bar.
Me interessei pela fala dele, logo começamos a prosear
Uma dose de cachaça, um tira-gosto pra cortar
O “vei” me perguntou se eu parei pra pensar:
Como seria o mundo se A fosse igual a B,
E B fosse igual a A?

- Justiça é igualdade, sem rancor e sem maldade
Igualdade que vem pura, sem rancor, sem amargura.
Justiça é igualdade, equilíbrio, equidade.
Se fosse cor era branca, pra não ter disparidade...
Pois o branco reúne todas as cores, deixa tudo na igualdade.

O "vei" era esperto, me deu logo essa resposta.
Mas como seria o mundo em que tudo fosse igual?
Ninguém diferente, sem classe social, sem diversidade cultural.
Ai pensei:
todo mundo ia nascer no mesmo lugar;
Usar a mesma roupa;
Falar do mesmo jeito;
Estudar a mesma coisa;
Torcer pro mesmo time;
Comer a mesma comida;
Ter o mesmo carro
Ter as mesmas coisas
Não ter as mesmas coisas...

Pensei mais um pouquinho:
Num mundo desse, onde não tem rico e não tem pobre...
Preto, branco, amarelo, verde, azul, roxo...
Onde todo mundo é igual  a todo mundo, eu me pergunto:
Serei eu a deixar de ser matuto pra virar executivo?
Ou vai ser o executivo que vai virar matuto e viver como eu vivo?

Virei para o "veio" e comecei a replicar.
Ele até que tava certo, vou até parabenizar!
Parei na sua resposta que muito me fez pensar.
- Justiça e igualdade como irmãs devem andar...
Mas não esqueça a diversidade, ela também tem o seu lugar.

O mundo é diferente, basta ver na nossa frente.
A natureza é nossa mãe, dela vem muita gente.
Todas diferentes!!!
Uns alegres e sorridentes,
Outros nem tão contentes!

Não adianta ser tudo igual pra dizer que ta tudo justo.
Nunca quis ser executivo, executivo não quer ser matuto.
O que se busca é justiça nesse mundo absurdo.
E justiça é viver com respeito, sem olhar só pro seu mundo
Pois o mundo é de todo mundo.
O destino é de todos nós...
E ninguém é igual a ninguém!!!!

 14/11/2016
(Em referência à teoria da justiça, de John Rawls.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário