quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Discurso como Patrono dos Formandos 2009.1 do Curso de Direito da UFBA

Discurso como Patrono dos Formandos 2009.1 do Curso de Direito da UFBA

Excelentíssimo Prof. Dr. Celso Luiz Braga de Castro, Diretor da Faculdade de Direito da UFBA - Universidade Federal da Bahia,
em nome de quem saúdo todas as demais autoridades presentes e representadas.
Meus colegas, alunos, amigos e parentes dos formandos.
Meus afilhados.

Que as minhas primeiras palavras, nesta tribuna, sejam de gratidão.
Gratidão pelo enorme privilégio de ter sido escolhido, pelos mais jovens bacharéis em Direito da Bahia, para apadrinhá-los, na condição prestigiada de patrono, honraria esta que, na simbologia das homenagens acadêmicas, representa duas importantes idéias: o paradigma a ser alcançado e o defensor da causa da turma.
Esta honra é algo que não sei se sou merecedor, motivo pelo qual a recebi, sinceramente, com um misto de encantamento e de surpresa.
Tal sensação se deu não somente pela evidente circunstância de que o corpo docente da nossa instituição conta com nomes muito mais valorosos e significativos do que este interlocutor, mas, também, pelo fato de que nem sequer fui professor de todos os membros do grupo de formandos, agora formados...
E isso é algo que não é desprezível!
Com efeito, a maior glória acadêmica de uma colação de grau, a saber, a paraninfia, simbolismo da paternidade, bem como o patronato, normalmente devem ser reservados a mestres que acompanham o grupo, do seu nascedouro às portas de saída da instituição, com a satisfação paternal de ver os filhos nascerem, crescerem e se desabrocharem para o mundo...
Por isso, não tenho a menor dúvida que vocês escolheram muito bem o seu paraninfo, o incrível Mestre Salomão Viana, meu estimado e mais novo amigo de infância, bem como cada um dos homenageados professores (o Prof. João Glicério, meu ex-orientando e “filho por adoção intelectual”; o Prof. Saulo Casali Bahia, o precursor da nova geração do magistério jurídico baiano; e Prof. Gamil Foppel, um dos mais brilhantes penalistas brasileiros), sem esquecer da sempre justa congratulação aos dedicados funcionários da casa.
Assim, escusando-os apenas da má escolha do patrono, cumprirei a determinação recebida da comissão de formatura: fazer um pronunciamento de, no máximo, cinco minutos, pois, como aprendi certa vez, um bom discurso deve ser proferido alto, para ser ouvido; claro, para ser entendido; e curto, para ser aplaudido...
Na menção aos professores homenageados, omiti propositalmente um nome: justamente o nome da turma, o do saudoso Prof. José Joaquim Calmon de Passos.
E o tema destes “cinco minutos de reflexão” girará em torno disso: qual é o sentido de se homenagear alguém que já nos deixou?
Alguém, neste momento, lá na platéia, pode se perguntar: o orador surtou? Ele vai criticar a escolha da turma? Será que ele é tão indelicado assim?
Somente pensou isso quem realmente não me conhece...
O Prof. Calmon de Passos era, para mim, muito mais do que um grande jurista.
Fui seu aluno e, logo depois (antes mesmo de terminar o curso...), membro de sua equipe no Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação em Direito Processual.
Com ele, travei memoráveis discussões em que nos exaltávamos de uma forma tal que a audiência ficava assustada, achando que nós iríamos partir para as vias de fato, impressão esta que logo cessava, quando terminávamos abraçados, mesmo tendo feito ataques ferinos até a enésima geração...
Com Calmon, aprendi a debater, a filosofar, a compreender o valor da liberdade de pensar e de agir, a não aceitar tudo passivamente...
Eu o tinha como um “pai por adoção intelectual”, como também fui adotado pelo saudoso Prof. Antonio Carlos de Oliveira e me sinto, até hoje, pelo Prof. Rodrigues Pinto. Este sentimento é algo muito comum na efetiva interação discípulo-mestre e, definitivamente, não se deve ter vergonha de dizer isso...
Eu não tenho vergonha de dizer que chorei mais no sepultamento de Calmon do que no de meu próprio pai...
Mas o tema desta manifestação não é uma louvação à saudade, mas, sim, um questionamento sobre o sentido de qualquer homenagem...
E se um discurso de professor, em colação de grau, normalmente gera uma expectativa de ser uma “aula magna”, eu, sinceramente, gostaria de deixar, aqui, uma única lição: nunca deixe de homenagear, em vida, as pessoas que você admira!
Um dos maiores orgulhos do meu amigo Fredie Didier é dizer que pertence à única turma em que Calmon de Passos foi paraninfo nos seus mais de cinqüenta anos de magistério... E o engraçado é que ele, no seu temperamento forte, inicialmente tinha recusado a homenagem...
Tendo Calmon como um “pai”, nunca deixei de dizer a ele, como dizia a meu pai “de sangue”, o quanto ele era importante para mim e o quanto eu o amava...
E, para quem não consegue expressar com palavras o que vem direto do coração, um gesto de carinho, um beijo ou um abraço pode ser algo indescritível...
Do ponto de vista pessoal, este ano tem sido, para mim, um dos piores anos de minha vida...
Adoeci, sofri, senti e chorei de dor...
Mas quando a dor é em nós mesmos, a gente luta e sobrevive...
Mais complicado é quando a dor é em quem a gente ama...
Quando vi, recentemente, minha filha na UTI, tão pequena, confesso que não fiz mais nada, senão chorar...
E, ao mesmo tempo em que orava por sua vida, lembrei-me das inúmeras vezes em que eu disse que a amava, mesmo ela ainda não conseguindo entender racionalmente, pela idade, o que seja o amor...
E não há idade para manifestar o mais puro dos sentimentos...
Quando, semana passada, minha mãe teve um derrame, eu somente lembrava da satisfação que ela tinha em, já viúva, ir se encontrar comigo, já magistrado e professor universitário, toda terça-feira lá na UFBA - Universidade Federal da Bahia, para almoçarmos juntos...
Alguns de vocês, meus afilhados, viram-na toda arrumada e orgulhosa, para passear com o seu filho. Ela fazia questão de me conduzir ao Tribunal, onde, de tarde, eu faria audiências...
Não é preciso muita coisa para se dizer EU TE AMO...
Sabe o que eu queria realmente que vocês fizessem? Que se quebrasse todo o protocolo e vocês pudessem descer do palco e, neste momento, dar um abraço bem apertado nesta turma toda que está aí embaixo. É a melhor homenagem que se pode fazer, em vida, para estas pessoas que verdadeiramente as tem no coração, pois somente quem gosta muito se arruma todo para enfrentar uma solenidade como essa, que, teoricamente, tinha tudo para ser o mais modorrenta possível...
Como não dá para fazer isso, eu me contento, neste momento, com um tchauzinho, um beijinho soprado ou um “Eu te amo” sussurrado...
Mas, encerrando este pronunciamento, rigorosamente dentro do tempo, tentando fazer com que a razão volte a dominar a emoção, volto à pergunta lançada: qual é o sentido de se homenagear alguém que já nos deixou?
Faz todo o sentido!
Ao se homenagear um ser humano como Calmon de Passos, faz-se mais do que um carinho em sua família ou um registro acadêmico natural.
Ao homenagear quem se foi, assume-se publicamente o compromisso de manter viva as suas idéias e, mais do que isso, elege-se o seu exemplo como objetivo a ser alcançado.
Objetivo que pode ser um norte, como a Estrela Boreal, ou um Sul, como o Cruzeiro do Sul: inatingível, mas sempre presente e orientando o caminho a seguir...
Uma turma que ocupou seu espaço na faculdade, cujos membros atuaram vivamente nos seus órgãos colegiados, na representação acadêmica ou cultural e em todas as modalidades ali disponíveis, tem o perfil para isso; uma turma que fez ressurgir, das cinzas, a Revista Jurídica dos Formandos, iniciativa que demonstra a inquietude e o brilho do corpo discente desta casa, tem muito gás para queimar na luta para romper com todos os “pactos da mediocridade” que são impostos a quem pretende fazer o mais básico dever da universidade: pensar e produzir...
Eu tenho certeza que Calmon, onde quer que esteja, não aceitará de vocês menos que abraçar o infinito...
Cabe a vocês empunhar esta bandeira.
Contem comigo para ajudá-los como o mais modesto dos escudeiros...
Confio em vocês! Vivam a vida, enquanto há vida! Realizem o que sonham e sonhem o que pretendem realizar! E sejam felizes...

7 comentários:

  1. LINDO, LINDO, LINDO.... Lembro que estava na 1a vara, horas antes dessa solenidade e você me deu esse discurso pra ler, junto com Talita. Lemos antes mesmos dos seus "afilhados" ouvirem suas palavras. Confesso que me emocionei e tive que segurar as lágrimas. Sua sensibilidade é algo admirável, Pampls. Esse discurso está entre os mais lindos que eu já li/ouvi na vida. Quero um assim na minha formatura também! Hehehe beijo grande, Dídier.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive o privilégio de ter o meu grande e verdadeiro PADRINHO da vida proferindo este discurso para a minha turma 2007.1 UFBA, pois que elegemos como patrono (sendo meu voto do grupo vencido) o também maravilhoso e amado Prof. Salomão Viana. Lendo, porém, agora, as suas lindas palavras, sinto-as também dedicadas a mim e identifico-me com elas de tal forma, que quem me conhece sabe o quando defendo o hábito de se fazer homenagens, diariamente, às pessoas que amamos, enquanto vivas, pois nada é pior do que um abraço e um beijo que deixaram de ser dados e um "Eu te amo" que deixou de ser proferido.
    Quero morrer dizendo "eu te amo, eu te amo, eu te amo..." a todos que fazem parte do meu ser, incluindo aqui, por óbvio, o senhor, assim como quero dizer que sou muito feliz por tê-lo ao meu lado, como o grande mestre, que mais que tudo, é amigo.
    A minha sincera AMIZADE como homenagem ao senhor! Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Querida Didier
    Lembro-me perfeitamente deste dia. Eu tinha acabado de escrever o discurso e ia proferi-lo de noite, quanod mostrei para vocês!
    Foi muito bom compartilhar aquele momento com vocês!
    Acho que o discurso ficou bem legal, não?
    Beijos,
    RPF

    ResponderExcluir
  4. Amada afilhada Cau
    Tenha a plena certeza de que você é destinatária de um amor paternal sincero, do fundo do meu coração!
    Beijocas saudosas,
    RPF

    ResponderExcluir
  5. Prezados leitores

    Este discurso é, incrivelmente, o post mais visto do blog, com 234 acessos, até o presente momento (23/12/2010). É mais gente do que tenho de seguidores...
    Confesso que estou impressionado...
    Alguém realmente gostou muito dele...
    Abraços a todos,

    RPF

    ResponderExcluir
  6. Irretocável !

    "Sabe o que eu queria realmente que vocês fizessem? Que se quebrasse todo o protocolo e vocês pudessem descer do palco e, neste momento, dar um abraço bem apertado nesta turma toda que está aí embaixo. É a melhor homenagem que se pode fazer, em vida, para estas pessoas que verdadeiramente as tem no coração, pois somente quem gosta muito se arruma todo para enfrentar uma solenidade como essa, que, teoricamente, tinha tudo para ser o mais modorrenta possível...
    Como não dá para fazer isso, eu me contento, neste momento, com um tchauzinho, um beijinho soprado ou um “Eu te amo” sussurrado..."

    ResponderExcluir