quinta-feira, 21 de abril de 2016

És autêntico?


                                              

Vivemos em uma sociedade dinâmica que sofre todos os dias com suas turbulentas exigências da mídia. Você tem que segui-las? Sim, se você quer deixar o seu Eu Sou de lado e quiser participar do Eu Copio, e não, se você preserva a sua essência e priva seus próprios desejos, criatividade e integridade. Em poucas palavras: se você segue o que os outros dizem é porque você está perdendo o seu Eu Sou, você está se jogando fora e autodestruindo seu próprio pensamento. Afinal, você faz o que quiser.
Só porque todo mundo tá usando aquele tipo de calça não significa que também tenhas que o fazer. Creio que todo e qualquer humano tem este senso de percepção, não? Lembra daquela lei que as pessoas dizem ter? Duas palavras que muita gente conhece: livre arbítrio. Já vi muitos afirmarem que temos o poder da decisão e dizer simultânea e exatamente o contrário: Temos que seguir a sociedade para sermos aceitos. Aceitos por quem? Por pessoas que deixam sua autenticidade pra seguir as outras? Por pessoas que não estão ao mínimo ligando pra quem você é de verdade? Por meros copiadores? Sim, realmente é uma triste realidade. Mas, quer saber o fato? Seja você e as pessoas do seu “universo” vão se aproximar e então não precisará mais de máscaras.
Uma atitude comum que está acontecendo atualmente é o fingimento por parte de casais. Além de ser uma das causas do triste e destruidor divórcio, esse fingimento uma hora vai magoar, tanto você próprio quanto seu/sua parceiro/parceira. Por que mentes para si mesmo para agradar alguém? Quando este alguém descobrir que foi tudo mentira, as conseqüências vão machucar. Ame a si próprio primeiro para depois amar o outro! Jamais descobrirás o amor se não sente ele por ti mesmo.
Enfim, o que devo fazer para tornar-me autêntico? Dizer sempre a verdade, mesmo que tal magoe; pensar da sua forma, não dando ouvidos aos demais que não os merecem; conhecer a si próprio, pautando a vida no seu Eu Sou, e acreditar, tanto nas concretizações dos SEUS desejos quanto em si mesmo, afinal, querer é poder. Há muita gente que discorda, mas eu sei por experiência própria que aquela frase é verdadeira. Eu quero ser rico: trabalhe e ganhe seu dinheiro. Eu quero sair logo da escola: Pule o muro. Eu quero tirar nota boa na prova: Estude, simplesmente. Porém, não é tão fácil, pois você tem que querer tudo que engloba esse seu desejo, incluindo as conseqüências e as reações. Se pular o muro pra sair da escola, levará uma boa bronca. Se estudar vai perder seu dia majoritariamente infrutífero, se fores como a maioria dos humanos.
Por fim, responda-me: És autêntico?
Não faça parte dos 95%. Seja pouco para ser muito.


Osvaldo Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário