segunda-feira, 13 de março de 2017

Velha História



Mário Quintana 

Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então, ficaram inseparáveis. Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelo café. Como era tocante vê-los no "17"! o homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial... Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado. E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho: "Não, não me assiste o direito de te guardar comigo. Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira? Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!...Dito isso, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água. E a água fez redemoinho, que foi depois serenando, serenando... até que o peixinho morreu afogado...

4 comentários:

  1. "Há uma grande diversidade de animais selvagens (ou silvestres) por todo o mundo, e todos possuem grande importância para o equilíbrio da natureza. Muitos são tirados de seu habitat natural e colocados em cativeiro, sendo prejudicados, e prejudicando os ecossistemas naturais. A principal causa é o comércio ilegal que aumenta a cada dia, e junto com ele, a extinção de várias espécies.

    Todo animal possui um papel fundamental e uma beleza única. Portanto é imprescindível a conscientização da sociedade, que compra por achar “bonito”, e por pensar que é um ato de "boa ação" com a natureza cuidar de um deles. Mas pelo contrário, o animal vive sem liberdade, e não pode agir segundo seus instintos. Não podemos impedir a maneira natural dos animais viverem, nem aceitar que eles sejam contrabandiados, sofram maus tratos, e morram.

    Animais selvagens são os que vivem livremente em seu habitat natural, não são domesticados, e podem possuir um instinto agressivo com relação aos seres humanos, por uma questão de defesa. E por reagirem à presença humana, possuem dificuldades de crescer e se reproduzir em cativeiro, onde não possuem liberdade alguma. Existem os animais silvestres nativos, que são naturais do Brasil, e os animais silvestres exóticos, de outros países. Os nativos mais comuns são o mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, papagaio, piranha, boto, capivara, dentre outros.

    A biosfera é formada pelo reino animal e reino vegetal. É regida por leis fisiológicas, e quando bem seguidas permitem a sobrevivência das espécies. A intervenção humana faz com que muitas espécies sejam extintas, e essa extinção influencia na vida de outros seres. Na vida selvagem, uma coisa depende da outra, a cadeia alimentar precisa seguir sua ordem. A vida animal influencia até nas existência das plantas. Sendo assim, são de grande importância para o equilíbrio da natureza.



    Existem animais selvagens de todos os tipos: mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, insetos. Diferente do que muitos pensam, o papagaio, o jabuti, a arara e o mico também são animais selvagens, portanto querer domesticá-los, e contribuir para o tráfico de animais, não é a melhor escolha." http://animais-selvagens.info/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Considerando que o ser humano é tb um animal, um mamifero com capacidade racional, ha para ele tb certamente prejuizos,e causa tb prejuizos ao seu meio, quando posto em " cativeiros", mesmo se o ser humano, qdo quer, sabe se adaptar ao seu meio tao bem qto um girrafa, e voltar as suas origens sem riscos.Nos, seres humanos, sabemos nos adaptar e readaptar se preciso for, pois em nos ha tb uma bussola sensorial que nos aponta o melhor caminho a seguir, uns a chamam de "intuicao", outros de "a voz d Deus" e outros de "instinto de sobrevivencia". E pra lhe guiar o ser humano fora privilegiado com algo ha mais: o raciocinio, que a principio deveria ser usado por ele para potencializar o bom funcionamento da cita bussola e nao para deixa-la constantemente desregulada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir