quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FRANCISCO



FRANCISCO



Meu nome é Francisco
Sou carpinteiro
Acredito em Deus e nos homens
(sim, eu acredito nos homens,
apesar dos pesares).

Sou trabalhador
Disciplinado, esforçado
Tenho mulher e filhos pra criar
Não posso negar um serviço
A luta é árdua e sem escapatórias
Todos os dias, os dias todos


Fui chamado pra construir umas casas
Por um empeleiteiro de uma usina do interior
Em outro Estado, distante de casa
Eram seis meses longe da mulher
Mas nos outros seis teriam carne na mesa
E quem sabe até uma ceia no Natal.

O sacrifício maior era a saudade
Falta-me dinheiro, mas força tenho de sobra
E coragem
Sou um homem de coragem

Beijei a mulher
Abracei meus filhos
Papai volta logo
E trará carrinho pra brincar viu?!

Na bolsa uma roupa arrumada
Surrada de tanto sabão de côco
Uma calça já precisando de remendo
Além daquela camisa velha pra trabalhar
Ganhei na campanha do deputado que votei
Não sei o nome, nem sei ler o que tá escrito
Quando ele voltar na próxima eleição eu pergunto

Fui no ônibus da empresa
Se perguntassem era pra eu ser turista
Sempre quis viajar, conhecer o mundo
Ver aquela praia que passou na novela
Teria que fingir que tava indo ver o mar
Quem me dera!

Lá chegando, procurei o meu pincel
Ou um balde de tinta pra colorir
Mas foram me dando uma enxada
“as casas só semana que vem
fica aí cortando cana pra não ficar parado
e pra não passar fome”

Não sabia como começar
Eu sempre fui pobre, mas meu ofício meu pai me ensinou
Desde cedo levava as latas, limpava o chão
Ia olhando e aprendendo
Tão logo tive força pra subir a escada e já fui traçando meu caminho
Filho de peixe

Mas nunca cortei uma cana
Nem uma cana sequer
Isso é pra quem não sabia nada
Gente burra, sem escolha
Eu não
Eu sou pintor
Meio lerdo, segundo as madames
Mas o patrão gostava do serviço

Passou os dias
Passei fome
E frio, e ferro
Pra ir embora, não tinha o caminho
Fui covarde.

Não devolveram minha carteira de trabalho
Nem minha dignidade.

Meu nome é Francisco
José, João, Joaquim
Me chame como queira
Meu nome é Brasil
            [ainda!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário