segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Futuro do Pretérito

Futuro do Pretérito

Rodolfo Pamplona Filho


O que o verbo prevê,
queria viver...
O que seria alternativo,
anseia-se ter vivido,
pois se quer, no presente,
uma descontinuidade urgente,
trocando o passado pelo desejo,
embora não consiga, sem medo
pagar um terrível preço
ou apagar sua história...
E, por isso, a frustração
ou a inevitável depressão
de não saber o que é mais tétrico:
sofrer agora ou no futuro do pretérito?


Salvador, 19 de maio de 2011.

2 comentários:

  1. Presente do Subjuntivo

    Eu viveria sem a minha dor?
    Tu viverias sem tanto amor?
    Nós viveríamos sem a troca da poesia?
    Vou tentar escapar do futuro do pretérito
    E conjugar o presente do subjuntivo!
    Apagar uma história de dor
    Escrever uma de amor
    Até me libertar do passado ou
    Do futuro do pretérito
    Para viver um presente tranquilo
    O presente do subjuntivo:
    Que eu viva
    Que tu vivas
    Que nós vivamos!

    Malu...

    PS: Rodolfo, só você para me fazer pegar uma gramática! Nem sei se conjugo certo, mas já foi!

    ResponderExcluir
  2. Malu

    Fico feliz por ter feito vc voltar a pegar uma gramática!
    E seu poema ficou legal mesmo!
    Bjs,

    RPF

    ResponderExcluir