sábado, 10 de agosto de 2013

Apego


Apego

Rodolfo Pamplona Filho
Apego é sofrimento
Possuir vira tormento
Debater-se para manter
o que possui (ou pensa deter).
Arrasar-se por não querer
passar sem algo específico ter
Por isso, para ser feliz,
aprenda a dizer não,
das coisas, abrir mão...
e pare de se debater...
descobrindo o prazer
de finalmente
e simplesmente
viver...

Santiago/Chile, 27 de junho de 2012.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

COMO VAMOS NÓS?



Enquanto ele falava, um Fariseu pediu-lhe que jantasse em sua casa; e Jesus, para lá se dirigindo, colocou-se à mesa. O Fariseu começou então a dizer para si mesmo: Por que não lavou as mãos antes do jantar? Mas o Senhor lhe disse: Vós outros, Fariseus, tendes grande cuidado em limpar o exterior do copo e do prato; mas o interior de vossos corações está cheio de rapinas e de iniquidades. Insensatos que sois! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? (São Lucas, cap. XI, v. 37 a 40).
(...) Não basta, pois, ter as aparências da pureza, é preciso, antes de tudo, ter a pureza do coração. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VIII, 10).

COMO VAMOS NÓS?
Diariamente, utilizamos inúmeras máscaras diferentes para nos alinharmos às exigências sociais às quais o nosso cotidiano nos obriga. No trabalho, na escola, nos cursos... Sempre que há gente observando, somos graciosos, sorridentes, gentis e polidos.
Somos excelentes seres humanos!
Nada de errado com isso, afinal a repetição de um comportamento é que faz o hábito e, se é para nos tornarmos mais tolerantes e toleráveis, além de mais agradáveis em nossas relações interpessoais, não há dúvida de que essa encenação tem algo de positivo. Isto porque, em algum momento, ela fará parte de nós como algo automático, assim como aconteceu em nosso processo de educação, em que tivemos que aprender, por exemplo, a dizer “bom dia” para os outros, até que nos tornássemos capazes de fazê-lo mecanicamente, como robôs bem programados.
A questão, no entanto, é mais profunda. Quando dizemos bom dia para alguém, estamos, dentro de nós, desejando um bom dia para aquela pessoa? Quanto há de sinceridade nesse dizer? Sentimos o coração falar “bom dia” junto com a boca? Quando parecemos graciosos, sorridentes, gentis e polidos, somos o que parecemos ser ou parecemos ser o que ainda não somos?
Somos excelentes seres humanos?
Adolf Hitler, apesar de ter utilizado sua espantável inteligência para atingir finalidades equivocadas, costumava afirmar que a repetição constante de uma mentira acabava por torná-la uma verdade. Se não tivesse razão, não teria conseguido criar um painel tão abominável em detrimento de tantas vidas humanas. Como no exemplo do “bom dia”, os alemães aprenderam, pela repetição de seu ditador, a mentira de que a vida de um judeu tinha valor de nada e, mecanicamente, também como robôs bem programados, eles foram absorvendo um comportamento racista, até que este se tornasse um padrão, uma verdade.
Com base na mesma lógica, isto é, fundamentos mentirosos com jeito de verdade, a Igreja Católica assassinou tantos “hereges” ao longo da história e os homens-bomba são até hoje convencidos de que a Jihad é aplaudida por Alah. Foi assim que os negros e índios se tornaram pessoas “inferiores” aos brancos e alvos de piadas e gracejos inadequados. É assim, também, que a Igreja moderna, isto é, a Mídia, faz com que as massas acreditem, por exemplo, que bebidas alcoólicas são um sinônimo de diversão e expressão da liberdade, que os alimentos industrializados são saudáveis, que remédios alopáticos são a única saída para as “doenças” e que um refrigerante gaseificado de tonalidade escura é gostoso, embora, na realidade, ele tenha gosto de nada.
Esses exemplos são apenas para ilustrar o poder de uma mentira quando repetida insistentemente. Creio que eu tenha me excedido um pouco com eles, mas precisava de um alicerce resistente o bastante sustentar o peso da urgência em que nos atentemos para este tipo particular de mentira, que gosto de chamar de ilusão.
Seja como for, trazendo de volta essa conversa do plano geral ao individual, a verdadeira intenção é gerar a percepção do quanto temos particularmente agido como Hitler, como a Igreja e como a Mídia, guardadas as devidas proporções.
A esta altura, você possivelmente já se sentiu provocado, porque leu, entre outras que grifei, as palavras encenação e mentira e, associando-as com o título deste texto enquanto é comparado com Hitler, viu-se acusado de ser um grande fingido e mentiroso social. Para ser sincero, era isso mesmo que eu queria. E digo mais. Queria também que doesse em você. Se você se sentiu assim, então eu consegui o que queria, afinal a reflexão (e, queira Deus, a mudança) começa justamente neste ponto.
Antes de começá-la, entretanto, devo esclarecer que eu não estou me colocando fora do barco. Em certa medida, somos todos atores sociais e, se escrevo na primeira pessoa, é porque me incluo na história. No entanto, foi a consciência da necessidade de mudar que me impeliu a escrever este texto, de maneira que ele vale para mim também, já que sei que tenho um grande quinhão de sombra para resgatar em meu interior.
Vamos lá.
Quando digo que temos agido como Hitler, quero dizer que temos adotado a mesma ferramenta que ele utilizou, no holocausto, para convencer os alemães da inferioridade que atribuiu aos judeus a fim de dominá-los. Pela repetição da farsa, tentamos fazer a mentira do que não somos soar como se fosse verdade, interpretando papéis de pessoas perfeitinhas e boazinhas que intimamente não conseguimos sustentar. E é assim que, em última análise, conquistamos e cativamos amigos e amores, restando, porém, aquele sentimento íntimo de frustração por sabermos que não somos exatamente como aparentamos ser, sentimento este que procuramos enterrar bem fundo, por vergonha e/ou medo de que ele possa aparecer para nós e/ou para os outros.
É hora, no entanto, de encararmos o espelho.
Isso, naturalmente, não significa que não tenhamos qualquer coisa boa dentro de nós. Claro que temos! O espelho não vai rachar completamente quando resolvermos mirá-lo. Temos qualidades, e muitas, que nos tornam capazes de sinceras atitudes e gestos de amor e compreensão pelo próximo. Creio, inclusive, que o próprio Hitler não foi uma pessoa totalmente ruim e lembro até que um professor que eu tive na faculdade, Rodolfo Pamplona, disse numa aula que o citado ditador certamente teve algum amor em si. Pelo menos por sua mãe... Meu professor chegou a escrever uma poesia sobre isso!
Concordo com ele, afinal não creio que exista uma pessoa essencialmente ruim que seja desprovida de algumas virtudes. Mas penso que, desconsiderando-se as classes de espíritos iluminados, como Sidarta Gautama, Maomé ou Jesus Cristo, não seria correto afirmar que existem pessoas boas sem defeitos e é justo aí onde quero chegar.
Penso que, em geral, somos pessoas essencialmente boas, de modo que este não é mais um texto pessimista sobre a natureza humana. Se fosse, eu poderia ser algo como a reencarnação de Augusto dos Anjos, mas confesso que suas poesias não me agradam um tanto sequer e penso, com todo respeito, que seu sobrenome não condiz exatamente com o conteúdo de sua literatura, porque anjos não costumam ser deprimentes... Mas, voltando ao nosso papo, imagino que você e eu devemos concordar que nós, apesar de sermos boa gente, decididamente não somos perfeitos!
Não podemos, no entanto, comodamente aceitar a postura de eternas Gabrielas (“eu nasci assim, vou morrer assim”) sob o pretexto de que ninguém é perfeito, afinal, ao que tudo indica, estamos aqui para progredir moralmente. Isso é só para enfatizar que a compreensão de que ninguém é perfeito simplesmente não tem o condão de amenizar as faltas que você e eu, por puro comodismo, continuamos a cometer, nem de diminuir os defeitos cuja correção nós teimamos em adiar.
Então, se estamos aqui para evoluir e uma das formas seguras de fazê-lo é trocar os defeitos pelas virtudes, para isso devemos, paulatinamente, fazer um esforço para identificar o que precisa ser transformado em nós. Depois, vamos ter que fazer um esforço maior para mudar o que precisa ser mudado e, só então, poderemos nos candidatar ao posto de anjos e arcanjos.
Até lá, temos um longo caminho, mas o negócio é começar.
Um bom termômetro do que estou dizendo são os nossos lares. Pergunte a você mesmo se em casa, no convívio com os seus, você é o mesmo mocinho ou a mesma mocinha que aparenta ser no seu trabalho! Tão compreensivo, tão atencioso, tão gente boa... Se tiver mais coragem, pergunte em casa quais são os seus defeitos e provavelmente descobrirá que eles são exatamente (ou quase isso) os que você tenta camuflar quando em convívio com pessoas que não moram com você.
Eu te asseguro que isso vai doer, vai te atormentar um pouco e você provavelmente vai tentar fugir da verdade por um tempo. Entretanto, quanto mais rápido você admitir para si mesmo o que descobrir a respeito de si, mais rápido vai entender que a melhor solução se traduz em (ao menos tentar) transformar-se numa pessoa melhor. A responsabilidade é toda sua, mas você pode contar com uma ajudinha vinda do Alto. Falando sério, basta pedir.
Será que sua mãe, seus irmãos, filhos ou cônjuge têm exatamente a mesma opinião que os de fora têm sobre você? Será que eles têm exatamente a mesma opinião que você tem ou que se convenceu de ter sobre si mesmo? Em casa, você consegue sustentar as máscaras de que se utiliza para conquistar a si mesmo e as pessoas ao seu redor? Até quando lhe será conveniente manter as aparências de que se utilizou e as impressões que você suscitou nas pessoas com quem convive? Até quando você suportará enganar a si próprio?
Fingimos, socialmente, ser o que ainda não somos e, de quebra, nos acomodamos com nossa aparência de bonzinhos, como se ela nos bastasse em nossa jornada pela Terra. Assim, deixamos de lado o cuidado que deveríamos ter com quem realmente somos e o compromisso que deveríamos assumir no sentido de nos reformarmos nas partes em que ainda não estamos lá tão bem.
Perdemos, finalmente, uma grande oportunidade de encurtar as distâncias que nos separam moralmente de alguém como Jesus e, enquanto isso, o tempo passa, na medida em que nos habituamos ao teatro ilusório que praticamos diariamente.
O pior é que os maiores prejudicados com essa mentira somos nós próprios, porque, enquanto nos iludimos a respeito de quem somos, desperdiçamos uma grande chance de realizar a tão recomendável reforma íntima para o nosso próprio bem, tendo em vista que isso tudo tem graves reflexos em nossa saúde psíquica, física e espiritual.
Enquanto escrevo, imagino que a reação de boa parte das pessoas, quando em contato com este texto, será iniciar um diálogo íntimo sobre como elas são boas, sobre como não são invejosas, não são ciumentas, como são educadas, amorosas e sobre como eu estou completamente enganado sobre elas.
Faz-se, então, a cena do ego contra o self na forma de milhares de vozes em guerra dentro de si. Que grande e trabalhosa confusão! Sei bem como é, afinal todos os dias eu tenho que matar uma parte do que eu era no ontem, reconciliar-me com parte do homem que fui e que já não me serve mais, reconhecer minha arrogância, minhas fraquezas e defeitos, ressignificar meus medos, tudo em nome de sentir amor com mais pureza. E falo sentir o amor, porque isso é muito mais interessante do que meramente concebê-lo de maneira racional.
E você? Você sente mesmo o amor que diz sentir? Quem é você? Você sabe quem é mesmo você?
Mais uma vez, quero deixar claro que não estou sugerindo que não haja pessoas boas por aí. Se você estiver muito magoado com o que está lendo e acha que de fato está num patamar moral acima da média, isso também é uma possibilidade e então este texto não se lhe aplica. Nesse caso, eu peço perdão e retiro o que disse, afinal, você deve ser alguém como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e essa sorte de pessoas evoluídas que, ainda assim, reconheciam em si tantos defeitos...
Caia na real! Se estamos encarnados por aqui, isto é um sinal de que ainda temos muita sombra para transformar em luz. Note que, apesar de ser um lugar bacana, o planeta Terra não é exatamente um paraíso encantado, logo seus habitantes também não são lá essa fofura toda.  Então tome fôlego e olhe para dentro. Você não vai encontrar um poço de enxofre, mas certamente também não mergulhará num puro mar de rosas...
Precisamos encarar a nossa parte que ainda carece de amor e transformação, porque não há meio de mudar enquanto não se reconhece a mudança como algo necessário. Só se busca a cura quando se sabe que a doença existe, não é assim?
Pois bem. Sabe Jesus? Pois é, puro amor, Aquele cara. Por isso mesmo é tão difícil ser como Ele. Mas vou te dizer uma coisa, está aí uma pessoa que vale a pena imitar, mas apenas depois de começarmos o processo de autoconhecimento, fazendo as pazes com nossa sombra e trocando-a, aos poucos, por luz com a força e o auxílio daquilo que já temos de bom. No desenrolar dessa história, quando formos reformar os comportamentos, lembremo-nos das coisas que Ele nos recomendou e vamos, pacientemente, seguindo o seu exemplo.
É assim que não vamos mais precisar encenar ou reproduzir mecanicamente os comportamentos que aprendemos por questões de etiqueta ou teatro social. É assim que poderemos deixar de parecer ser quem não somos, de sorrir de mentirinha ou de elogiar por interesse, passando a ser o que gostaríamos de ser, a agir movidos por amor puro, com respeito por nós mesmos e pelo próximo, passando finalmente a desejar bom dia e sentir sinceramente que desejamos aquilo que falamos...
Isso é emocionante de verdade e eu acredito que as coisas só poderão começar a mudar genuinamente ao nosso redor a partir do momento em que começarmos a mudar por dentro, pois, de fato, o mundo de cada um se apresenta como o reflexo do que se é no íntimo. É por isso que dizem que, para amar alguém, você deve começar amando a si mesmo. Ou, como ensinou Jesus, “Amai ao próximo como a ti mesmo”.
Bem, se a coisa estiver funcionando como planejada, neste momento você deve se perguntar como é possível realizar essa mudança. Mais uma vez, Ele é quem te responde, quando diz para você vigiar e orar. “Vigiai e orai”.
Arrisco-me, aqui, a uma interpretação. Vigiar é observar-se, criar coragem e mirar-se no espelho. Você vai ver que não é tão bonzinho assim e, então, vai precisar orar. Orar é pedir orientação e começar a realizar a mudança, já que, sabendo daquilo que não vai bem, você se vê livre para substituí-lo por algo melhor. Como diz Blandina, minha terapeuta, OIC, observar a ação, identificá-la e corrigi-la. Mas, como em “Speed of Sound”, de Coldplay, “se você não tentar, nunca vai saber” como é bom mudar!
Comecemos o quanto antes. Assim teremos, finalmente, a substituição da mentira pela verdade, do parecer ser pelo ser, processo este que eu gosto de chamar de desilusão.
Tem uma frase do livro “Esteja aqui agora”, do monge budista Ram Dass, que diz que “enquanto ele está ocupado sendo uma lagarta, não pode ser uma borboleta”. Analogicamente, eu diria que, enquanto nós nos mantivermos ocupados fingindo ser o que não somos, jamais seremos o que fingimos ser.
Perguntemos, então, a nós mesmos: Como vamos nós? Este é um bom ponto de partida para a desilusão, em que sairemos do casulo das aparências para o voo do amor cristalino.
Estejamos, pois, atentos e caminhemos confiantes ao próximo nível que nos espera. Em tempos de transição planetária, esta reflexão é o mínimo que podemos fazer em nome do amor, sem o qual nós certamente pereceríamos.
Que Deus nos abençoe e nos oriente no caminho da autotransformação para o bem de toda a humanidade. Que possamos obter a inspiração necessária para realizar nossa tarefa satisfatoriamente e que o amor possa preencher completamente o coração de todos nós, inclusive o de Hitler, onde quer que ele esteja.
Com amor,
Henrique da Silva Ancelmo.
Salvador, 10 de julho de 2012.

Dedico este texto à Sra. Blandina Brito, minha Tia-terapeuta do coração, pela dedicação, cuidados e impagável contribuição que tem dispensado para o meu crescimento pessoal; ao Sr. Artur Barôncio, grande amigo cujos abraços afetuosos e sabedoria muito me alegram e fortalecem os dias; às Sras. Pompéia e Marcela, do atendimento fraterno da FEIS, sempre amorosas e pacientes comigo e meus questionamentos; aos meus amigos da Pós-Juventude Espírita da FEIS e à minha família querida do coração.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Certezas da Vida


Certezas da Vida

Rodolfo Pamplona Filho
Na vida, há mais dúvidas
do que certezas...
Não se sabe quanto tempo se vive,
nem o que se terá às mesas...
Uma convicção, porém,
que todos certamente têm
é que impostos pagarão
e, um dia, morrerão...
Eu, porém, tenho a sorte
de mais uma certeza ter:
que nem terminará a morte
o meu amor por você...

Santiago/Chile, 27 de junho de 2012.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eu sabia que no fundo você sabia que preciso da poesia


Eu sabia que no fundo você sabia que preciso da poesia
Malu Calado

Por hora,
a minha existência
está suspensa
...na dor.
É necessário
às quatro, querendo imitar
Silvia Plath!
Mas vou armazenar
pensamentos de amor.
Ode às palavras!
Significantes
Lindos, feios, interessantes
Que constroem sujeito
mesmo em leito de fantasia!


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Morte na Estrada


Morte na Estrada

Rodolfo Pamplona Filho
Em cada curva
ou na penumbra,
espreita o desconhecido
ou o mais temido,
que ocorre em um instante 
e o risco de morrer
é tão grande
quanto o de viver.
Cruzes são erguidas
onde cada vida se esvaiu,
para que não sejam esquecidas
por quem ainda não caiu
em cada lance sinuoso
ou cruzamento perigoso
que leva ao nada
ou à morte na estrada.

Farellones/Chile, 27 de junho de 2012.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

COMO O AMOR CHEGA A NÓS?



                                                                       COMO O AMOR CHEGA A NÓS?

            Engraçado! Sem querer me pus a pensar como o amor chega de maneiras diferentes em nossa vida!
Há o amor que foi escolha nossa. Ao menos parece que foi! Aquele do namoro desejado e vivido, da amizade construída, do sim no Altar, do filho gerado. Sim, este amor parece que foi querido, fruto da construção do nosso agir.
Já o outro amor foi ousado! Não tinha convite para entra na festa de nossa vida, mas mesmo assim veio, penetra e sedutor. Não é que não o quiséssemos, mas não o enxergávamos, ou conscientemente não fomos dele protagonistas. É aquele que chega de mansinho e, quando percebemos, já faz do nosso mundo. Achega-se a nós como aquele outro tão forte e intenso, mas este é sutil e cadenciado, como homeopatia.
Fato é que não importa como o amor bate a nossa porta. Importa é que ele chegue. Ou porque nosso olhar primeiro o enxergou, ou porque foi ele quem nos achou! Não importa! Importa é que venha.
Pena que há pessoas que têm medo do amor que não foram seus olhos que encontrou. Que não foi sua alma que desejou. Amor que não foi seu coração que achou primeiro. Pessoas que têm medo do amor que é surpresa, que chega de mansinho e, sem pedir licença, querem ficar.
Pergunto-me quantos amores “construídos” tenho em minha vida, e graças a Deus são muitos. Mas quantos foram os que me “assaltaram” querendo morar em meu coração? Tão verdadeiros quanto aquele outro? Enxerguei alguns. Desejei muito mais.
QUE VENHA O AMOR EM MINHA VIDA, COM O JEITINHO QUE ELE QUEIRA VIR: DESEJADO POR MIM, OU ME DESEJANDO. QUE VENHA O AMOR... QUE VENHA... O AMOR!

Andréia

domingo, 4 de agosto de 2013

Saudades do meu amor...


Saudades do meu amor...

Rodolfo Pamplona Filho
Eu sinto sua falta...
Eu amo seus pelos, 
seu gosto, seu rosto, 
tudo que nao me deixa em paz... 
Eu amo sua necessidade de amor
e sua vontade de estar ao meu lado,
como se viver dependesse disso...
"Eu te darei o céu, meu bem,
e o meu amor também..."

Santiago/Chile, 27 de junho de 2012.