quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Um Índio



 

Um índio descerá de uma estrela colorida brilhante

de uma estrela que virá numa velocidade estonteante

e pousará no coração do hemisfério sul

na américa num claro  instante

depois de exterminada a última nação indígena

e o espírito dos pássaros das fontes de água límpida

mais avançado que a mais avançada

das mais avançadas das tecnologias

virá impávido que nem Muhamed Ali

virá que eu vi

apaixonadamente como Peri

virá que eu vi

tranqüilo e infalível como Bruce Lee

virá que eu vi

o axé do afoxé,  Filhos de Gandhi

virá 

um índio preservado em pleno corpo físico

em todo sólido , todo gás e todo líquido

em átomos, palavras, alma, cor,

em gesto, em cheiro, em sombra,

em luz, em som magnífico

num ponto eqüidistante entre o Atlântico e o Pacífico

do objeto sim resplandecente descerá  o índio

e as coisa que ele dirá , fará não dizer 

assim de de um modo explícito

virá impávido que nem Muhamed Ali

virá que eu vi

apaixonadamente como Peri

virá que eu vi

tranqüilo  e infalível como Bruce Lee

virá que eu vi

o axé do afoxé,  Filhos de Gandhi 

virá 

 


e aquilo que nesse momento se  revelará aos povos

surpreenderá  a todos não por ser exótico

mas pelo fato de poder estar sempre

estado oculto quando terá sido o óbvio



Caetano Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário