domingo, 1 de maio de 2011

Trabalho (para Pontes de Miranda)

“Em sentido amplo, trabalho é qualquer espécie de atividade humana, que tenha finalidade produtiva. Quem apanha as frutas do jardim, ou do quintal, ou do sítio, ou da fazenda, trabalha. Não importa para quem sejam as frutas. Quem escreve romance, conto, poesia, ou faz cálculos matemáticos ou lógicos, por deleite, ou para publicar, trabalha. Quem arruma os livros da biblioteca, ou as garrafas da adega, ou passa ferro à própria roupa, trabalha. Uma vez que há melhora ou intenção de melhoria material ou espiritual, a atividade é trabalho.” (PONTES DE MIRANDA, Tratado de Direito Privado: 3ª Ed. São Paulo. Revista dos Tribunais. Volume 47, 1984, fl. 78). Apud REFLEXÕES SOBRE A DISPENSA COLETIVA BRASILEIRA, de autoria de Cláudio Jannotti da Rocha – Suplemento Trabalhista – São Paulo – 2011 – Ano 47 – LTr Sup. Trab. 009/11, p. 37.

5 comentários:

  1. Mestre, eu confesso que a minha culpa, após a leitura deste texto diminuiu bastante!
    Do lar, poeta, digitadora, professora (reforço escolar), motorista de uma menininha...
    Maio começa bem, e vou entrar nos 40 com orgulho do 'meu trabalho' e cabelos brancos!
    Beijos,
    Jácy

    ResponderExcluir
  2. Gostei da perspectiva da reflexão:o trabalho como sinônimo de melhoria tanto material como espiritual.Brigada pela dica Jácy. Um bom 1º de maio à todos!
    Deazinha

    ResponderExcluir
  3. PS rs Aqui na Espanha nos deram o feriado de ontem hoje, já que era domingo.

    ResponderExcluir
  4. Só o genial Pontes de Miranda para traçar um verdadeiro conceito poético de trabalho, na medida em que não vislumbra o trabalho apenas como contrapartida de uma prestação pecuniária, mas, tudo que dignifica o homem! O verdadeiro significado de trabalho em sentido amplo!

    ResponderExcluir