sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Dialética da Vida








Certa vez li a seguinte frase:


“um homem não toma banho no mesmo rio duas vezes” por que nem o homem nem o rio serão os mesmos. (Heráclito)




 
Desta forma comecei a compreender que os seres humanos estão em constante processo evolutivo, regido por uma lei chamada Lei natural (ou lei de Deus).

Somos bombardeados a todo instante por séries de acontecimentos, cada um deles recheados de novos conhecimentos, esta situação chamo de vivência.

Esta, queira ou não teremos que vivenciá-la, e é imprescindível de nossa parte interagirmos com elas, pois através destas, crescemos, amadurecemos. Passamos a ampliar nossa visão em relação a nós, ao outro, ao mundo...

Perceba você que, a realidade sempre esta assumindo novas formas.

Somos uma nova pessoa a cada instante em que incorporamos um novo aprendizado ao nosso cabedal de conhecimentos.

Nenhuma coisa esta acabada, encontrando-se sempre em vias de se transformar, desenvolver-se; o fim de um processo é sempre o começo de outro.

E vamos caminhado e imprescindível se faz que compreendamos essa necessidade da busca, objetivo ou meta como queiramos denominá-la. Pois, aí esta o sentido da vida.  Percebamos que saber dialogar, saber refutar é uma arte, da qual precisamos aprimorar a todo o momento, esta arte, consiste fundamental e primordialmente, em saber ouvir.

Pessoal!, saber ouvir muitas vezes é mais importante do que falar. Você abre portas, transmite confiança, cresce como pessoa, a partir do momento que você aprende essa lição, pois nesse instante, você dispersa um pouco do orgulho e do egoísmo latente que existe em todo ser humano.

Que possamos desta forma dialogar sempre!  E compreendermos que a construção de nosso “EU” depende do outro ao nosso lado, pois somos eternos alunos e professores uns dos outros.

                                                                                                              Marcio Lordão
                                                                                                               11/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário