sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Puxão de orelha virtual

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, November 10, 2010 1:55 PM
Subject: Puxão de orelha virtual

Amigo, tou me segurando a um tempo para não te dizer algo, mas vou dizer, mesmo que vc fique zangado comigo!!

Acho linda a sua iniciativa de publicar seus textos, suas idéias. Sou muito a favor. Mas tenho dois comentários a fazer sobre isso:

O primeiro, é que vc não está seguindo BEM a rotina de um blog... Acho que aí a falha foi minha, que não lhe explicou bem. Vc deve responder os comentários das pessoas, nem que seja no próprio post do blog!! Isso faz parte de uma "netiqueta pra blogs". Se for algo muito pessoal, vc pode responder no email casdastrado ou no blog da pessoa, tb cadastrado. Como der. Mas é delicado fazer isso, não precisa ser sempre, nem imediatamente....
A blogosfera é um ambiente em que todo mundo interage, não adianta ter tantos seguidores se são apenas fãs seus, que lêem, comentam e a coisa para aí. Vc pode ser fonte de interação e produção de conhecimento "não-estático", e essa é a sacada. Isso sim seria "Pamplonar", não apenas colocar o texto pras pessoas dizerem "bonito", isso parece vaidoso demais e eu sei que isso não é vc! Vc é vaidoso, mas não é tanto assim! hahaha

A segunda, é que sinto falta de coisas realmente novas, pessoais... Acho que vc pode intercalar com os textos antigos, verdadeiras raridades, que tb adoro. Acho que vc pode introduzir sempre o post que taz um texto antigo, contando a história: esse poema é uma letra de música da Treblebes, e antes disso, vc pode escrever sobre a história da Treblebes, e daí, sempre que colocar uma nova música da banda, no lugar da palavra "Treblebes" vc cria um link pra esse texto antigo que explica a banda.

O texto da Ufba é ótimo, mas, ao postá-lo, vc podia falar umas linhas sobre a alegria atual de ensinar lá. Senti falta... Não sei, sinto falta de umas 10 linhas eventuais de PAMPLONA, real, não "revisado, ensaiado", sabe? Finge uma vez por semana que está na sala de aula, e solta o verbo!! Quero ver, quero ver!

Ah, vc tb não é obrigado a seguir o blog de todo mundo que te segue... Acho que sinceridade virtual tb é massa, vamos seguir só quem realmente curtimos. Não sei se vc está fazendo isso, mas só deixando registrado! rs Essa última eu descobri agora, essa moça colocou um post no blog dela sobre essa etiqueta dos blogs, acabei de ler, muito bom: http://flaviashiroma.blogspot.com/2010/10/porque-seus-comentarios-nao-sao.html

Beijosss saudosos, e não zangue muito comigo...

Helena.

6 comentários:

  1. Oi, Lena!

    O blog foi criado em 15/08, por um pedido de Luciano Martinez, que, por não ter acesso ao orkut, queria ver os meus poemas postados na comunidade da Treblebes.
    Daí, peguei as explicações que vc tinha me dado, inclusive para criar o blog de Marina, e coloquei mãos à obra.
    Confesso que gostei muito da idéia e fiquei meio viciado nisso.
    Seguindo suas orientações e de outras amigas, parei de postar tudo de vez e fiz um programação para que entrasse no ar um texto novo por dia. O negócio cresceu tanto que, se eu morrer hoje, haverá um texto novo no ar até 15/03/2011...
    Tenho intercalado textos novos e textos antigos, bem como me permitido postar também textos alheios, seja de autores consagrados (Drummond, Vinicius, Fernando Pessoa, entre outros), seja de amigos que me mostraram seus textos (poemas ou crônicas).
    Acho que isso é algo que deixa o blog legal, com interatividade e bem variado.
    Acolhendo seu "puxão de orelha virtual", vou criar o hábito de, seguindo da "netiqueta", responder a cada comentário que fizerem no blog.
    Quanto eu terminar de responder a todos os comentários, vou, aí, sim, eu mesmo comentar cada texto que postei, explicando para os leitores alguma coisa que me motivou a escrevê-lo.
    Acho que, assim, pode ficar legal, não?
    Beijos,
    RPF

    ResponderExcluir
  2. Ah, e lendo com cuidado a regra da netiqueta, mas adaptando-a ao meu estilo, vou acessar, sempre que possível, o blog de quem me segue com o comentário, ok?

    ResponderExcluir
  3. ADOREI! rs A Flávia tem até um selinho, pena que ele diz "blogueira educada", no feminino! Senão, você já o merecia!(Que bom que você não ficou zangado!) :)
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Por que iria ficar zangado? Ainda estou aprendendo mesmo a mexer neste negócio de blog!
    Por isto mesmo é que eu postei o seu e-mail aqui no blog!
    O único inconveniente é que há muitos comentários que eu ainda não respondi, mas vou atualizar um por um, pouco a pouco...
    Aguardemos...
    bjs
    RPF

    ResponderExcluir
  5. E da forma como és metódico, pra você não bastará mesmo adotar a "netiqueta" daqui pra frente, terá efeito "ex tunc", vai voltar pra responder mensagens da primeira postagem até as atuais, assim como faz impecavelmente com cada um das centenas de milhares de e-mails...
    abs
    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Amado Luiz Carlos
    Definitivamente, vc já me conhece como um filho conhece o pai!
    É lógico que irei fazer exatamente isto que vc falou...
    Na verdade, já estou fazendo, mas estou começando das mensagens mais recentes, como critério metodológico de priorizar quem está acessando há pouco o blog.
    Abraços saudosos,
    RPF

    ResponderExcluir