segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Qual a sua definição de poesia?

Qual a sua definição de poesia?
(ousando complementar Leminsky...)

POESIA:
“words set to music”(Dante via Pound),
“uma viagem ao desconhecido” (Maiakóvski),
“cernes e medulas” (Ezra Pound),
“a fala do infalável” (Goethe),
“linguagem voltada para a sua própria materialidade” (Jakobson),
“permanente hesitação entre som e sentido” (Paul Valery),
“fundação do ser mediante a palavra” (Heidegger),
“a religião original da humanidade” (Novalis),
“as melhores palavras na melhor ordem” (Coleridge),
“emoção relembrada na tranqüilidade” (Wordsworth),
“ciência e paixão” (Alfred de Vigny),
“se faz com palavras, não com idéias” (Mallarmé),
“música que se faz com idéias” (Ricardo Reis/Fernando Pessoa),
“um fingimento deveras” (Fernando Pessoa),
“criticismo of life” (Mathew Arnold),
“palavra-coisa” (Sartre),
“linguagem em estado de pureza selvagem” (Octavio Paz),
“poetry is to inspire” (Bob Dylan),
“design de linguagem” (Décio Pignatari),
“lo impossible hecho possible” (Garcia Lorca),
“aquilo que se perde na tradução (Robert Frost),
“a liberdade da minha linguagem” (Paulo Leminski)...
"Meu coração fora do peito" (Fernanda Carvalho Leão Barretto)
"Porque tu sabes que é de poesia minha vida secreta" (Hilda Hilst)
"minha vida predileta!" (Amanda de Almeida Santos)

"A essência da alma em palavras" (Rodolfo Pamplona Filho)

Fique à vontade para mandar a sua...

13 comentários:

  1. Verdade indo a um baile de carnaval...

    ResponderExcluir
  2. Poesia é a chave mestra que abre caminho para o despertar dos mais diversos sentimentos e sensações...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tomei um susto qdo vi meu nome no texto, não esperava!:)rs
    A poesia p mim é como um baile(ESPETÁCULO de música[MELODIA] somado a dança[MARCAçÕES])das palavras, em linhas, a encenar os mais íntimos sentimentos do poeta ou dos que ele capta da sua infinita platéia! Um viva a poesia e a todos os poetas!

    Muito bem colocado o q disse "anônimo" no primeiro comentário..."verdade indo ao Carnaval". Acorda cidade pra descubrir o que é se sentir brincando enqto vc lê!:))

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Amanda! O "anônimo" (ou melhor, a anônima) na verdade se chama Yumi Kanzaki...rs! Bj!

    ResponderExcluir
  6. Isso é o que eu chamo de honra! Estar ao lado de Dante, Pessoa, Leminski, Hist, Maiakoviski e Pamplona, já é, por si só, poesia. Obrigada pela supresa, mestre...
    Das definições, qual a sua favorita?
    Beijo,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Queridas Leila, Amanda, Yumi e Fernanda

    Fico feliz que tenham gostado do post!
    Sabem de uma coisa: vou reprogramar este texto para ser publicado exatamente um ano depois, agregando todas as definicoes que aparecerem aqui, já entrando, portanto, as de Leilane e Yumi e a complementação de Amanda.
    Será que outras pessoas trarão outras definicoes?
    Vou inserir todas...
    Eu não tenho uma favorita, pois todas são lindas, menos a minha...
    Beijos,
    RPF

    ResponderExcluir
  8. É verdade, Fernanda! Se o mundo não acabar em 2012 (espero que não), terei essa mesma alegria sua!
    Ah, Prof.º! Todos os dias que eu abro o meu face, a maioria das mensagens postadas são tão desinteressantes quanto a porta do meu armário. Uma das raras exceções são os textos daqui, que o Sr. generosamente compartilha. Diariamente, eu tenho a alegria de lê-los e de compartilhá-los tb! Afinal, já dizia minha querida mãezinha, faça com os outros o que quer que faça com você mesma! Então, a definição para poesia do Sr. é uma síntese (mui apertada, por sinal). Na verdade, ela vem estampada diuturnamente na página inicial do meu e de tantos outros faces...! Abração!
    Ahh... daqui a um ano eu vou cobrar...
    Yumi

    ResponderExcluir
  9. Poxa professor, esqueceu o meu nome, foi?! :(

    LEILIANE

    Muito legal a homenagem!
    Abraços
    Leila

    ResponderExcluir
  10. Querida Yumi

    Fiquei muito feliz mesmo com a sua mensagem!
    É uma honra ser presença constante na vida de tantas pessoas legais!
    E pode conferir mesmo a publicação em 12/12/2012... Eu já fiz, inclusive, a programação e a sua definição está lá...
    Beijos,

    RPF

    ResponderExcluir
  11. Amada Leila

    Jamais esqueceria seu nome... Foi erro de digitação... E como vc prefere ser chamada mesmo de Leila, acabou ficando Leilane, em vez de Leiliane, rs...
    Beijos,

    RPF

    ResponderExcluir
  12. Perdoado...rs
    É sindrome do maior abandonado...rs
    leila

    ResponderExcluir