segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Soneto da Falta de Inspiração

Soneto da Falta de Inspiração

Rodolfo Pamplona Filho

Algumas vezes, tenho vontade,
quase uma visceral necessidade
de colocar no papel ou no teclado
idéias que pululam em meu telhado,

mas, por alguma  inexplicável,
fico completamente instável
e não consigo realmente traduzir
em palavras o que quero exprimir...

talvez seja uma crise temporária
ou mesmo o inicio da decadência,
mas o certo é que toda essência,

independentemente da faixa etária,
precisa exercitar firme a razão
para superar a falta de Inspiração.

Congonhas, na conexão de Cuiabá para Salvador, 30 de outubro de 2011.

4 comentários:

  1. Professor, saudades!! Como sempre, uma belíssima produção poética! Sua inspiração é inesgotável e admirável por todos nós!
    Sei que ando insistentemente ausente, e, acredite, isso me entristece, mas creio que poderei um dia te explicar.
    Fiz, certa feita, uma poesia sobre a falta de inspiração e o custo dela chegar até nós de modo positivo e gostaria de compartilhar contigo. O nome é "Inspiração" e obviamente é muito simples, mas fiz, como tudo faço, com o coração:

    Eu pensei que fosse fácil te imaginar
    E que se fechasse os olhos, chegarias
    Ou se suspirasse um pouco, ajudaria...

    Eu achei que uma reza podia adiantar
    e que se fosse ao teu encontro, te veria
    Ou se dormisse um pouco, você viria...

    Eu acreditei que você podia me iluminar
    e, se fosse noite, você me faria dia
    Ou se fosse rápido, você tardaria...

    Mas você não vem quando eu quero
    e me deixa aqui, inquieto
    sem saber o que fazer ou o que dizer
    Ao meu coração

    E você não vem nem no inverno
    e me deixa em meu deserto
    sem saber se vou tecer ou perecer
    Inspiração.

    Eu pensei que fosse fácil me alimentar
    e que palavras para ti eu cantaria
    Ou uma bela poesia eu escreveria...

    Eu achei que uma reza podia me ajudar
    e que assistir um filme me aliviaria
    Ou uma idéia nova me abrasaria...

    Eu acreditei que você podia, enfim, chegar
    e me provar que eu não fracassaria
    Ou que um dia, à sua espera, me renderia...

    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudiane!

      Que saudade!
      Temos de nos rever e retomar os projetos acadêmicos!
      Adorei o seu poema, sim! Ele diz tudo que é necessário para o tema!
      Beijos grandes,

      RPF

      Excluir
  2. Magnífico esse poema!O lendo, me soou como uma música, tem melodia! Goostei demais! Boa inspiração! Parabéns Claudiane!Amanda Santos!

    ResponderExcluir