quinta-feira, 25 de março de 2021

Verbo julgar




Eu quero eliminar, para mim, 

a 1ª pessoa do singular do verbo julgar.

Será factível?

Será possível?


Vivo me policiando

Me esquivando!

Deixa o juiz fazer isso!

É difícil, mas não impossível!


Será que eu julgo quando penso

que alguém está julgando?

Já estou conjecturando?

Daqui a pouco, estão me observando.


A vida: o imponderável!

E se eu falho?

Lá vem julgamento 

de todos os lados!


Sério! Tenho preocupando-me muito 

em não julgar. Exercício diário benéfico! Estou me esforçando, com afinco,

para não fazer mais isto.


É tarefa árdua,

todavia tenho evitado essa prática,

por vezes, nefasta

por vezes, ingrata!


Ao perceber a sociedade julgando, 

e, a todo instante, pessoas, 

fora da atuação típica, analisando, sobretudo crimes, pego-me em pânico!


Ando deixando que o magistrado

faça esse trabalho, afinal,

ele sim 

foi para isso talhado!


Difícil libertar-me do Direito,

que me ensinou

a decidir, mas que bom chegou

a Psicologia que me ensinou a refletir!


O Direito, pragmático,

mostrou-me como agir! Conduziu-me

na busca por soluções imediatas.

A Psicologia me fala que tenho que sentir!


Soltei

a minha alma,

começando

a estudá-la!


O Direito nos faz, por vezes,

ter posições firmes demais!

A Psicologia acolhe, nem sempre resolve,

porém envolve!


Estas duas profissões 

deveriam andar lado a lado!

Travariam um excelente diálogo!

O nosso Direito é deveras orgulhoso!


O Direito fala!

A Psicologia escuta!

Ele procura justiça.

Ela corre atrás da paz.


Evidentemente, justiça traz paz,

mas e para parte que não se satisfaz?

Tem muita gente aguerrida,

que gosta de mexer na ferida!


Aí, a Psicologia pode acalmar!

Pode trazer vida 

para a pessoa

que desanima!


Em muitos casos, é melhor fechar a porta do passado.

Depois de estudado o nosso caso,

é bom seguir avante! Confiante!


Para mim funcionou assim:

Deixei o radicalismo de lado!

A Psicologia virou minha rainha;

O Direito, meu amigo do peito! 


Perfeito encontro! 

Excelente contraponto!

Estudar sempre!  Aprender!

Crescer!


Agora, só me debruço

em algum assunto

se tenho algo a decidir

Já é demais para mim!


O Direito jamais ficará esquecido!

Ele é fundamental!

Essencial!

Na verdade, a ciência jurídica é linda!


Não gosto é deste nosso ordenamento jurídico! Frio!

Não se curva à filosofia! 

Não se aproxima da sociologia!


Não conversa com outras ciências!

Não troca ideia com a Psicologia

Isso eu reparo!

É falho!


Tenho que reconhecer um movimento tímido, caminhando nesse sentido.

Deus, já estou eu julgando?

Vou me calando!


Vou me penitenciando!

Tenho esperança que o homem, 

que opera o Direito,

fique cada vez mais humano!


Lu Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário