terça-feira, 24 de maio de 2011

Repensando Camões...

Repassando. Não sei se é real nem se aconteceu na UFBa. Mas é legal.

Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões:
'Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer '.
Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação :

'Ah, Camões!, se vivesses hoje em dia,
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador,
consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo !'
A Vestibulanda ganhou nota DEZ: pela originalidade, pela estruturação dos versos, das rimas insinuantes, e também foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era apenas falta de mulher.

4 comentários:

  1. A vestibulanda conhece psicanálise e os problemas atuais que rodeiam as questões sobre saúde mental! Parabéns para ela...
    Nos dias de hoje, talvez Camões estivesse internado ou fazendo análise, sentindo-se out!

    Um beijo mestre!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, longe de qualquer preconceito, não concordei com a opinião do julgador, achei até que a interpretação soou meio como uma piada de humor negro.Espero que o 10 recebido tenha sido apenas pela questão da " originalidade, estruturacao dos versos, rimas..." etc, pois pela interpretação em si, considero que a candidata foi muito infeliz em interpretar o sofrimento por amor,principalmente a do homem, através de uma ótica tão restrita: carnal, "SOMENTE" sexual...Se acreditarmos que o amor puro é uma EXCEçÃO,será assim que ele sempre se mostrará e chegará em nossas vidas!Análises perigosas como essa não deveriam ser aplaudidas, o que não implica que mereçam ser desrespeitadas, até por que todos tem o direito de expressão.Ler esse texto me fez lembrar dos ensinamentos cristão sobre a fé. A fé só tem mesmo QUALIDADE se for COMO um grão de mostarda! Já dizia Cristo!O mundo de hj estaria em "outras aguas", menos desconstruído, se as pessoas enxergassem mais com o coração, e valorizassem mais essa visão, do que com os olhos de carne.Não é a toa que a existência com qualidade dos homens e das coisas se percebe mais no passado do que nos tempos atuais, onde tudo é criado e influenciado para ser descartável, nada se recicla e tudo se devora!Amanda Santos.

    ResponderExcluir
  3. ‎"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Ruy Barbosa).

    ResponderExcluir
  4. Oi, Malu e Amanda!
    Acho que o texto vale pela criatividade e pela atualização de uma reflexão sobre o pensamento camoniano, independentemente de se concordar ou não com ele.
    Beijos,
    RPF

    ResponderExcluir