sábado, 4 de setembro de 2010

Gratidão

Gratidão
Rodolfo Pamplona Filho

Gratidão não se exige,
não se pede, nem se espera...
É presente de um coração puro,
que não vê outra forma de agir,
na memória da marca do passado
e do alívio do auxílio no desespero...

Por isso, a ingratidão machuca
como punhaladas nas costas,
como um tapa no rosto,
como uma dor fatal no peito...

O ingrato merece mais do que repúdio:
é pena de morte no coração,
que se fecha em uma ferida purulenta,
cujos bálsamos somente são
o ostracismo ou a ressurreição do perdão...

Reconhecer-se grato é o exercício da verdadeira humildade,
que é saber que, sozinho, não se consegue nada,
pois conquistas isoladas são vitórias de Pirro,
em que obter o resultado não significa necessariamente desfrutá-lo...

Gratidão é a resposta sincera
que o afeto exige por coerência!
É a marca que renova a esperança,
que não é a última que morre, posto imortal,
mas, sim, a certeza de que
ainda se pode ter fé na humanidade

Maceió, 03 de setembro de 2010

12 comentários:

  1. Somos gratos a você por nos devotar este espaço sensível que nos põe a pensar.
    É bom percebermos que em algum lugar há alguém que mantém um mais profundo olhar!

    ResponderExcluir
  2. Professor, após bebermos do seu conhecimento acadêmico, agora podemos nos deleitar no seu lado lúdico. Fantástica a ideia desse blog. Espero ajudar a divulgá-lo e também estou à disposição para ajudar com relação às configurações do blog, já que utilizo o Blogger.com há alguns anos já.

    Forte abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão poderia ser o nosso sobrenome universal. Na verdade, nada é mais agradável para o coração do que o sentimento de gratidão, pois ele só nos faz mais conscientes de que não estamos só nesta imensidão que chamamos mundo e de que somos uma grande corrente de pessoas que necessariamente precisam uma das outras.
    Tristes daquelas pessoas que não sabem apreciar a importância da gratidão, do simples ato de olhar nos olhos do outro e agradecê-lo, às vezes pelo simples ato de existir daquele...
    E é assim, aproveitando este tema maravilhoso, amado, que mais uma vez registro o quanto é eterna a minha gratidão por tudo o que o senhor já me concedeu, desde a sua linda existência, passando pelas graças intelectuais que o senhor me oferta diariamente, até o amor que é a sua pessoa. Obrigada por nos aquecer com a graça que é você!

    ResponderExcluir
  4. Agradecida pela sua existência e pelos textos super sensíveis, mestre!

    ResponderExcluir
  5. Meu professor,
    Eu não tenho palavras pra agradecer o fato de você ter entrado na minha vida. Meu mestre, meu amigo, meu conselheiro....
    Mil palavras não são o suficiente para expressar o quanto vc é especial para mim!!!
    beijocas da sua eterna fã!!!!

    Ps: Amei o blog, estou esperando o livro de poemas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a gratidão se encontra dentro de todos nós, mas só é manifestada quando é cultivada e incentivada.
    Não julgo aqueles que são ingratos, acredito que têm um motivo que os fazem ser assim. Motivo este que pode ser por uma desilusão, por medo, por insegurança ou qualquer acontecimento que tenha sido marcante na vida da pessoa. E aí eu penso: Será que os ingratos são felizes?Mesmo tentando transparecer uma felicidade infinita?Creio que não...Quando não conseguimos ter ou ser quem queremos, há a presença de uma 'frustação' ou melhor, ingratidão. Mas será que todos nós, querendo ou nao, acabamos sendo ingratos?!Se formos parar para pensar no nosso dia a dia, no nosso passado, presente e quem sabe o futuro...veremos que somos ingratos por natureza. Essa pode ser até uma ideia equivocada, mas é muito comum vermos a nossa ambição, o nosso desejo de querer mais, o nosso descontentamento de um resultado tão esperado e por ai vai...
    Por isso que quando eu vejo um sentimento, um ato de gratidão sinto que é preciso valorizá-lo e ter em mente que são poucas as pessoas que realmente tem a coragem de transmitir essa ato tão importante para o cultivo de uma relação, a gratidão. Pessoas que se contentam e valorizam os detalhes mais singelos e importantes da vida.

    "Gratidão não se exige,
    não se pede, nem se espera...
    É presente de um coração puro,
    que não vê outra forma de agir,
    na memória da marca do passado
    e do alívio do auxílio no desespero..."

    "Gratidão é a resposta sincera
    que o afeto exige por coerência!
    É a marca que renova a esperança,
    que não é a última que morre, posto imortal,
    mas, sim, a certeza de que
    ainda se pode ter fé na humanidade"

    ResponderExcluir
  7. Cara Cyntia

    Fiquei muito feliz com sua mensagem!
    Este espaço é seu também!
    Bjs,

    RPF

    ResponderExcluir
  8. Caro Samuel

    Tudo que vc puder me dar de dicas para o blog será muito bem recebido e acatado!
    Valeu a força!
    Abs,

    RPF

    ResponderExcluir
  9. Querida Cau

    Não tenha a menor dúvida disso!
    Saudades...
    Bjs,

    RPF

    ResponderExcluir
  10. Querida Flávia

    Eu é que sou agradecido pelo seu carinho!
    Bjs,

    RPF

    ResponderExcluir
  11. Amada Andréa

    Eu acho que posso dizer exatamente a mesma coisa que vc...
    E estamos aqui na expectativa deste casamento...
    Saudades, noiva do ano...
    Beijos,

    RPF

    ResponderExcluir
  12. Querida Lane

    AMEI seu comentário!
    Subscrevo-o integralmente...
    Beijos,

    RPF

    ResponderExcluir