quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quebra de Confiança

Quebra de Confiança
Rodolfo Pamplona Filho

Eu quero te falar sobre confiança,
sobre a alma pura e o sorriso de criança,
algo que não se outorga por decreto,
o preto no branco, o caminho reto...

o que não vejo no discurso do político,
o que carece no olhar simplesmente crítico,
o que não existe no falso pregador,
o que falta a quem não arrisca por medo da dor...

A palavra inspira, mas o exemplo arrasta...
Fé não se compra em banco de praça...
A Promessa não é frase jogada ao vento,
é obra construída em processo lento...

Lealdade é ter coragem
de falar a verdade quando machuca.
Fidelidade é olhar a paisagem
com a certeza de ter parceiro na luta.

Desabafar sem receio de dizer
o que pode ser usado contra você...
Convicção, entrega, cumplicidade,
descanso sereno em qualquer idade.



Salvador, 11 de abril de 2010

28 comentários:

  1. Nossa mestre acabo de começar a seguir o blog e já me deparo com o melhor: "a palavra inspira, mas o exemplo arrasta".
    Não encontro aforismo melhor para definir minha adviração, nada velada, pela sua pessoa.
    Ja vi que será um vício esta leitura!

    Bj grande

    ResponderExcluir
  2. Os seus textos são ótimos!! Parabéns Rodolfo sempre que possível vou acompanhá-los.
    abs,
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. muito verdadeiro!
    abs.
    dilson

    ResponderExcluir
  4. Adoro este poema!
    Confiança, um dos mais belos e raros sentimentos que o homem possui.
    Realmente, a confiança nasce dia-a-dia, na prática de pequenos atos de amor, de carinho e solidariedade...
    Se me pedissem para definir de foram sucinta confiança não hesitaria em utilizar as palavras da última estrofe do poema:
    "Desabafar sem receio de dizer
    o que pode ser usado contra você...
    Convicção, entrega, cumplicidade,
    descanso sereno em qualquer idade"
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Olá Prof!!!
    Gostei muito deste Poema!!
    Confiança é o segredo da vida acredito!!
    espero que o ser humano tenha mais responsabilidade pelo o outro!
    Parabéns, conseguiu expressar bem o sentido da palavra!
    bjs
    Li

    ResponderExcluir
  6. Adorei o poema, professor! Acredito que só há como se viver de verdade se for com fé, fidelidade, lealdade, enfim, com sorriso de criança, todos estes definidos exatamente com as palavras que você utilizou...linda a mensagem! Muito legal seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Giovanni!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Você virou seguidor do blog?
    Abs,
    RPF

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tici!
    Vc sabe também do meu público amor paternal por você!
    Precisamos nos rever com urgência!
    E fico muito feliz em vê-la como seguidora do blog!
    Aguardarei sempre seus comentários!
    Beijocas saudosas,
    RPF

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Você virou seguidora do blog?
    Ficarei feliz em ler seus comentários, viu?
    Abs,
    RPF

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dilson!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Você sabe por que seu post, embora assinado embaixo, sai como anônimo em cima?
    Abs,
    RPF

    ResponderExcluir
  11. Amada Leila
    Vc sabe como eu adoro seus comentários?
    Eles traduzem exatamente o que eu pensei ao escrever os poemas.
    Este, por exemplo, eu escrevi depois de ouvir uma palavra bastante impactante na minha igreja, tanto na parte de louvor, quanto do pastor.
    Aguardo outros comentários seus sempre, viu?
    Beijocas saudosas,
    RPF

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lilian!
    Fiquei muito feliz em ler seu comentário aqui!
    Estava pensando outro dia que a gente já conversa virtualmente há tantos anos e, até hoje, ainda não se conhece, né?
    Precisamos sanar isso com urgência!
    bjs,
    RPF

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thereza!
    Fico feliz que tenha gostado! A idéia do poema é justamente essa!
    Você virou seguidora do blog?
    Ficarei feliz em ler seus comentários, viu?
    Abs,
    RPF

    ResponderExcluir
  14. Este poema foi musicado por Rafael Dourado e os meninos da banda jovem da mnha igreja e ficou SENSACIONAL!
    Um dia, ainda vou disponibilizar a gravação aos interessados!
    Abraços a todos,
    RPF

    ResponderExcluir
  15. Prometo que mostro para vc assim que eu receber o arquivo atualizado.
    Bjs,
    RPF

    ResponderExcluir
  16. Muitooo lindo!!!
    Vc conseguiu descrever em poema toda a essência da vida...
    Confiança faz a gente se entregar de uma forma inexplicável!!
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Prof.
    Que profunda esta mensagem, realmente a cada dia está mais inspirador.
    um forte abraço da fã!
    Roseane Matos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Roseane Matos!
    Fico feliz que tenha gostado deste poema!
    Estou esperando o dia em que tenha a gravação definitiva dele em formato de música!
    ABs,
    RPF

    ResponderExcluir
  19. Parabéns!
    Acho que até então nunca havia avaliado ou medido grau de confiança das pessoas que me cercam. O resultado não foi muito animador...

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cristiane!
    A confianca é um bem muito precioso...
    Bjs,
    RPF

    ResponderExcluir
  21. Mestre, eu descobri agora! Eu sabia que eu não estava enganada no meu "parecer"...A confiança nasceu do "exemplo que me arrasta"! É verdade, a palavra me inspira à poesia, mas a verdade lida, a sinceridade dita e compreendida é que constroi a amizade, o amor e a lealdade.

    Mas o medo ainda assusta!

    Obrigada por mais uma leitura gostosa!

    ResponderExcluir
  22. Querida Malu

    Fico muito feliz em representar tudo isso para vc!
    Beijos,

    RPF

    ResponderExcluir
  23. Rodolfo estou adorando suas poesias, sonetos e textos. Alex meu irmão já tinha me falado que iria gostar de seu blog e me arrependo de não ter lido antes, mas nunca é tarde. Gostei muito de tudo que li até agora e seu livro de civil me ajudou muito. Muito obrigada.
    "A confiança realmente é um bem muito precioso e que deve ser conquistada a cada dia".

    ResponderExcluir
  24. Cara Andrea
    Fico muito feliz que esteja gostando!
    Fique à vontade para comentar todos os textos que te agradarem, bem como para divulgar o blog, viu?
    Abraços,
    RPF

    ResponderExcluir