sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rima Rica

Rima Rica
Rodolfo Pamplona Filho

Nada é tão belo que se retrate
melhor do que a tessitura de seus seios:
maciez e firmeza de alto quilate,
poucos sabem seus segredos mas... eu sei-os!

O fogo do desejo nasceu ao vê-la,
brilhando como tocha a iluminar o caminho
de quem procura o norte em uma estrela
na esperança imortal de não permanecer sozinho.

Quem se encantou com seus cabelos disserta
sobre a sensação de ir ao céu em um instante;
quem já chorou por você diz: certa
mulher nasceu para viver distante...

Dos seus lábios, quero, ao menos, um selo
que, na falta de mais, já me aquece...
Olhar para seu corpo e não tê-lo
é decretar o fim da nossa espécie.

Somente aquele que, no paraíso, habita
pode compreender o que se passa aqui:
a concupiscência quase infinita
pela oportunidade de você me ouvir...

Vestirei a minha roupa de gala,
se isso puder deixá-la feliz.
Meu nirvana é abraçá-la
E retirar finalmente esta cicatriz

de uma saudade que me martiriza
como um cigarro que me mata enquanto trago...
como um exército que invade a divisa...
como quem percebe o tamanho do estrago...

Chega uma hora em que se quer vergonha na cara
para ter coragem de ter a cabeça ereta
e saber que todo grito, um dia, cala
e todo alvo, algum momento, alguém acerta!

De quem eu seria, se seu não fosse?
A quem dedicaria este sangue espesso
que flui intenso, vermelho e doce
da ferida aberta que agradeço?

Toda tristeza, a vitória espalma
e da lamentação, eu mesmo declino,
ao conseguir preencher a minha alma
com seu amor, que é o mesmo destino.

No vôo para João Pessoa/PB, 18 de julho de 2010.

13 comentários:

  1. No alvo! Romântico sem ser meloso, "caliente" na medida certa.

    Vinicius da Silva

    ResponderExcluir
  2. Confesso que adorei este lado poético do autor!
    Paixão e erotismo na medida certa, sem vulgaridades, mas, também sem preconceitos ou pudores exacerbados!
    Gosto muito!

    ResponderExcluir
  3. Bem aproveitada viagem... Mais perto das nuvens, mais próximo da inspiração rica em bela imagem e sentimanto poético. Gostei de conhecer essa face do poeta. Aplausos!!!!!
    Dalva

    ResponderExcluir
  4. Prezado Vinícius
    Fico feliz que tenha gostado!
    A idéia é justamente essa!
    abraços,
    RPF

    ResponderExcluir
  5. Querida Leila

    Escrever sobre Eros, sem cair na vulgaridade, para revelar apenas a paixão é o melhor desafio da poesia...
    Bjs,

    RPF

    ResponderExcluir
  6. Querida Dalva

    E eu fico mais feliz ainda em saber que vc gostou de conhecer esta minha face...
    Beijos,

    RPF

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse trecho, intenso, sinestésico, trágico, belo!:

    "De quem eu seria, se seu não fosse?
    A quem dedicaria este sangue espesso
    que flui intenso, vermelho e doce
    da ferida aberta que agradeço?"

    ResponderExcluir
  8. Nossa Rodolfo!

    "... Vestirei a minha roupa de gala,
    se isso puder deixá-la feliz.
    Meu nirvana é abraçá-la
    E retirar finalmente esta cicatriz..."

    Essas marcas... a sua amizade aplaca!
    Um beijo meu querido!
    Malu

    ResponderExcluir
  9. Queridas Luana e Malu

    Fico muito feliz que vcs tenham gostado deste poema!
    Ela foi uma tentativa de construir algo erótico, mas com pureza formal.
    A idéia da "rima rica" é o desafio de construir um poema inteiro com rimas que fujam do padrão e sejam combinadas com palavras de outra ordem (substantivo com verbo, advérbio com adjetivo etc).
    Mas, no final, o texto ficou tão intenso que se tornou um dos meus favoritos, dizendo tudo que se deve dizer em um poema só...
    Beijos,
    RPF

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Gostei da proposta erótica sem vulgaridade e principalmente dos trocadilhos.
    Existem certas coisas que podem ser ditas de diversas formas, mas dizê-las em forma de poema, sobretudo em um poema bem elaborado, é o que melhor traduz os sentimentos e os fazem virar arte.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline!
    Fico muito feliz que tenha gostado!
    Este foi um poema bem desafiador para escrever, mas confesso que gostei do resultado...
    Bjs,
    RPF

    ResponderExcluir