domingo, 22 de agosto de 2010

A Tristeza que corrói (Soneto da Depressão)

A Tristeza que corrói (Soneto da Depressão)
Rodolfo Pamplona Filho

Muitas vezes, falta-me o fogo
sem qualquer motivo aparente,
como um vazio que preenche o todo...
como uma saudade do presente...

É uma nostalgia do que não se viveu
É o gosto amargo do que não se provou
É a dor da ferida que não se abriu
É a mágoa daquilo que não se buscou

Solidão terrível na multidão
Sensação conhecida de apatia
Tristeza estranha que contagia

Choro contido na escuridão
Silêncio quase ensurdecedor
Carência evidente de amor

Salvador, 22 de agosto de 2010

7 comentários:

  1. Engraçado como às vezes leio suas poesias, amado, e sinto como se eu mesma as tivesse escrito, tão coincidentes com meus sentimentos elas são. Esta é um exemplo perfeito.
    Afinal, muitas foram as vezes em que eu me senti sozinha, mesmo tendo em meu entorno a multidão, ou as vezes em que contagiei as pessoas com uma tristeza aparentemente sem razão.
    Sinto-me assim de vez em quando, triste e com vontade de chorar. É algo forte. Mas, quer saber, outro dia refleti sobre a tristeza e alcancei um novo ponto de vista, admitindo-na agora como um instrumento de reflexão. Exemplificando, amado, peço licença para transcrever um texto que fiz para o primeito post do meu blog, o qual denominei "Tributo à tristeza":

    "Algumas pessoas, certamente, vão achar estranho o título da minha primeira postagem. Outras, nem vão acreditar que se trata mesmo de minha autoria. Ué, mas Cacau não é sempre tão sorridente e feliz?! Nem sempre. Às vezes gosto de cultivar a tristeza.
    A tristeza em demasia realmente não é saudável, atrapalha a vida, afasta as pessoas e ainda pode indicar um problema mais profundo, como a depressão.
    Pode, todavia, ser utilizada, independentemente da causa, como um momento de reclusão, de introspecção, de reflexão.
    É assim, afinal, que eu enxergo a tristeza. É assim que eu a encaro. Não a temo, apenas aceito-a e procuro extrair dela aprendizagens, dure quantos dias durar.
    Verdade é que, por mais que seja o homem um animal gregário, às vezes a solidão é convidativa e junto com ela uma nota de tristeza faz bem, pois nos faz ponderar o quanto ser feliz é bom, o quanto temos que agarrar as possibilidades de alegrias que a vida nos oferece.
    Hoje eu estou um pouco triste, mas amanhã tenho certeza de que a felicidade terá um valor bem maior para mim. Então, por todos os momentos de reflexão que a tristeza já me ofereceu, fica aqui o meu tributo a ela, na esperança de que não seja ela nunca um estado de espírito, mas uma companheira suportável. Afinal, quem nunca experimentou um dia sequer de tristeza?" (28/04/2010)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Cau, como estamos conectados!
    Saudades...
    Bjs,
    RPF

    ResponderExcluir
  3. É assim mesmo... Mas o Mestre sempre consegue fazer o triste se embelezar de ternura.

    Um abraço,
    Jácy

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado, Euclides!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Veja outros poemas aqui do blog!
      Espero que goste também!
      Será um prazer ver e responder seus comentários!
      Abraços,

      RPF

      Excluir
  5. nossa,que lindo seus poemas parabéns,muito lindo.os seus poemas tem um dom de conversar com a dor que esta na alma.beijos e abraços

    ResponderExcluir