segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Canção do Exílio (se Gonçalves Dias nascesse na Bahia)

Canção do Exílio (se Gonçalves Dias nascesse na Bahia)
Rodolfo Pamplona Filho

“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.”

Minha terra tem palmeiras,
onde canta o Sabiá;
mas também há outras coisas
que valem a pena apreciar...

Minha terra tem coqueiros,
cujos côcos têm uma água doce;
tão feliz eu não seria,
se baiano eu não fosse

Há um mar verde-azulado
que parece não ter fim,
com uma brisa de beijo salgado
de uma mulher que só diz sim...

Há um clima maravilhoso,
em que imperam o sol e o calor
e onde um inverno rigoroso
se limita a chuva e a frescor.

E uma comida abençoada por Deus,
que é uma mistura democrática de heranças,
convivendo negros, índios e europeus,
ensinando o respeito ao outro desde crianças.

Minha terra tem musicalidade
e um artista em cada cidadão,
fazendo festa em cada canto da cidade,
pois ser feliz não custa um único tostão.

Minha terra tem um povo hospitaleiro,
que trata o visitante como um amigo,
recebendo-o em seu ambiente caseiro,
como se fosse um companheiro antigo.

“Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”

Não permita Deus que eu morra
e perca toda esta alegria...
sem que lembre dos amores
que deixei na minha Bahia

Não permita Deus que eu morra,
sem que eu volte para lá;
sem que eu reveja meus amores
que não existem por cá;
sem que eu chore horrores,
até reencontrar o meu lugar.

Salvador, 10 de julho de 2010

2 comentários:

  1. O senhor é mágico, só pode! Amado, eu nunca imaginaria uma reformulação tão perfeita da "Canção do exílio" para uma homenagem tão linda à Bahia. Emocionei-me, juro!
    O senhor deve providenciar, urgentemente, o lançamento de um livro de poesias, pois as suas palavras devem ser derramadas sobre as livrarias de todo o Brasil.
    Parabéns! E só para constar, esta é uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  2. Querida Cau
    Fico muito feliz com cada comentário seu!
    Esta idéia de fazer uma releitura de "Canção do Exílio" para a nossa Bahia me veio justamente quando eu estava fora... Guardei o sentimento e terminei o texto quando voltei...
    Beijos,
    RPF

    ResponderExcluir