sábado, 21 de agosto de 2010

Sorrisos

Sorrisos
Rodolfo Pamplona Filho

Todo sorriso é um enigma
mais difícil que o da esfinge
pois não há saída: ele nos devora,
seja alegre ou seja triste!

Cada dente exposto,
cada expressão no rosto
contém uma mensagem
Cada olhar brilhante,
cada riso vibrante
transmite uma imagem

Ela sorri para mim?
Ou ela sorri de mim?
Compreender é tão difícil
quanto se espera um “sim”!
Não se sabe se um sorriso
é um beijo ou uma ironia!
Não se sabe se um sorriso
emana sarcasmo ou poesia!

Por isso mesmo,
repito sempre o lugar comum:
“Sorria sempre, mesmo
que seja um sorriso triste!
Pois antes um sorriso triste
do que a tristeza
de não saber sorrir!”

(1991)

3 comentários:

  1. A melhor caracterização de um sorriso que eu já vi: "cada riso vibrante transmite uma imagem".
    Amado, o senhor é mesmo, e há muito, um grande mestre na arte da transmissão dos sentimentos humanos por meio da palavra. Cada poesia sua me surpreende um pouco mais, por seu aguçado intelecto.
    Sobre o tema da poesia, acho o sorriso uma das mais incríveis demonstrações do estado de espírito do homem, pois, como bem exposto pelo senhor, ele revela a verdade. Assim, temos sorrisos grandes (de pura felicidade), sorrisos emocionados, sorrisos reveladores, sorrisos tristes, "sorrisos amarelos" etc. É possível saber como as pessoas que nos cercam estão apenas pelo sorriso com o qual ela nos recebe. Mas é claro que o melhor sorriso é aquele pelo qual conseguimos demonstrar toda a nossa alma e, como consequência, iluminar a daqueles que o recebem.
    Um grande sorriso para você, meu ídolo terreno, do qual sou eterna fã!

    ResponderExcluir
  2. Ouçam a versão musicada: www.myspace.com/treblebes
    Abraços a todos,

    Rodolfo Pamplona Filho

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cau!
    Eu adoro ler aqui os seus comentários, viu?
    Bjs,
    RPF

    ResponderExcluir